Há alguns anos, o CCM organiza os Jogos Internos com objetivo de promover a integração entre os estudantes da escola, além de propagar os benefícios do esporte para a vida. Os jogos contam com a participação dos estudantes da Educação Infantil, Ensino Fundamental (séries iniciais e séries finais) e do Ensino Médio.

Os Jogos Internos do Colégio e Curso Mickeylândia (CCM) são uma forma de proporcionar aprendizagem e trabalho em grupo, a respeitar as opiniões do próximo e a competir de forma sadia, trabalhando em equipe e respeitando os adversários.

Cada um dos Jogos Internos do CCM possui um Tema Gerador. Este tema serve para contextualizar o evento de acordo com o universo que se pretende criar. O tema dessa edição foi Copa do Mundo, onde através da interdisciplinaridade todos os professores mostraram a grandiosidade de uma copa do mundo.

Jogos Internos 2023 CCM

Tema escolhido agora vai para a preparação dos estudantes!

A preparação começa desde as primeiras aulas de Educação Física, onde todos os estudantes começam a conhecer as modalidades esportivas e as regras de todos os esportes. Os jogos internos são as competições em que as turmas são divididas em equipes, muitas vezes definidas por séries ou por cores, e disputam entre si nas diferentes modalidades ofertadas pela escola.

Os jogos internos são extremamente importantes para os estudantes porque não só incentivam a prática do exercício físico, como também conseguem incitar sentimentos de pertencimento, cooperação, trabalho em equipe e interação social. É um momento importante para relaxar e celebrar o esporte, seja jogando ou torcendo pelos colegas.

jogos internos CCM 2023 - Futsal

Qual a importância dos jogos no contexto educacional?

O uso dos jogos no contexto educacional só pode ser situado corretamente a partir da compreensão dos fatores que colaboram para uma aprendizagem ativa. Vemos muitas vezes jogos de regras modificados sendo usados em sala de aula com o intuito de transmitir e fixar conteúdos de uma disciplina, de uma forma mais agradável e atraente para os alunos.

No entanto, mais do que o jogo em si, o que vai promover uma boa aprendizagem é o clima de discussão e troca, com o professor permitindo tentativas e respostas divergentes ou alternativas, tolerando os erros, promovendo a sua análise e não simplesmente corrigindo-os ou avaliando o produto final.

Nossos JOGOS INTERNOS começam com uma grande festa de abertura onde o som das músicas se mistura aos gritos das torcidas. Os períodos de diversão são garantidos, no entanto, como em qualquer disputa os momentos de estresse estão presentes. É nesse instante que o aprendizado se torna ainda mais rico, uma vez que, disputas são feitas de momentos positivos e negativos e é por meio de ambos que os alunos aprendem a lidar tanto com as vitórias como com as derrotas, não só nas quadras, mas também na vida.

Além de descobrir novos talentos para o esporte, o objetivo dos Jogos Internos é promover, por meio da prática esportiva, a integração e o intercâmbio dos alunos para ampliar as oportunidades de socialização e aquisição de hábitos saudáveis.