Ensino Médio

Etapa final da Educação Básica, o Ensino Médio caracteriza-se como o fim do processo de escolarização, promovendo aos estudantes o necessário para o exercício da cidadania, bem como a introdução no mundo acadêmico e/ou do trabalho.

Com implantação em 2022, a Lei Federal nº 13.415/2017 estabeleceu 5 Áreas de Conhecimento, que compõem os itinerários formativos, que são o conjunto de disciplinas, projetos, oficinas, núcleos de estudo, entre outras situações de trabalho que os alunos poderão participar no Ensino Médio.

Essa Lei determina uma nova organização curricular, mais flexível, que aumenta o tempo mínimo de permanência na escola de 800 para 1.000 horas aulas anuais. Além disso, contempla a Base Nacional Comum Curricular que é um conjunto de orientações que deverá orientar a (re)elaboração dos currículos de referência das escolas das redes públicas e privadas e ensino do Brasil, trazendo os conhecimentos essenciais, as competências, as habilidades e as aprendizagens para crianças e jovens em cada etapa da Educação Básica.

Consolidando o protagonismo juvenil, o novo currículo proporciona aos estudantes uma formação geral básica e itinerários que tornam possível o aprofundamento do estudo em diversas áreas de conhecimento.

Além disso, nos preocupamos em  fortalecer saberes essenciais à vida em sociedade, e prezamos pela excelência acadêmica. Os estudantes do Ensino Médio do CCM são instigados ao amadurecimento das habilidades socioemocionais e o desenvolvimento do pensamento crítico, sem deixar de estimular os jovens a refletirem acerca do próprio futuro.

Ensino Médio

Aprender a conhecer, Aprender a Fazer,
Aprender a Conviver e
Aprender a Ser.

Diferenciais:

• Orientações semanais sobre vestibulares e processos seletivos, com visitas periódicas a universidades, esclarecimentos e dúvidas sobre o ingresso no ensino superior;
  • Corpo docente especializado em vestibulares, experientes, inovadores, capacitados e compromissados com o dever do processo educacional.
  • Projeto Pedagógico voltado para o futuro, incentivando os alunos à pesquisa e à autonomia, com projetos multidisciplinares, desenvolvendo a cidadania, a solidariedade e a responsabilidade em relação aos aspectos sociais e ao meio ambiente, buscando oferecer um ambiente que favoreça o prazer em aprender e a admiração pelo conhecimento;
  • Apoio pedagógico paralelo, oferecendo aulas periódicas para que os alunos superem suas dificuldades na aprendizagem dos conteúdos.

Estratégia:

• Aprofundamento da identidade;

• O entendimento sobre integração, diferenças e afinidades;

• A importância da comunicação para a convivência diária;

Projetos:

• Gameficação;

• Projetos baseados em problemas;

• Sala de aula invertida, da qual o aluno é protagonista e o professor apenas orientador;

• Auxílio das ferramentas digitais.

Conteúdos:

Materiais exclusivos:

• Língua Portuguesa e Literatura;

• Matemática;

• Física;

• Química;

• História;

• Geografia;

• Biologia;

• Inglês;

• Arte;

• Educação Física;

• Filosofia;

• Sociologia;

• Espanhol;

• Atividades de Enriquecimento Curricular;

• Conhecimentos Gerais Aplicados à Prática;

• Aulas Optativas de Modalidades Esportivas.

Seja responsável pelo futuro de sucesso dele! Vagas para Ensino Médio 2023 abertas.

Turmas do (1º ao 3º ano).